sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELEIÇÕES SÃO PAULO - METRÔ - MAIS MENTIRAS . . .



Rede pequena

O metrô de São Paulo tem 62,3 km, sendo que o governo tucano a 16 anos no estado construiu 28,2 km. A população da cidade é de 11 milhões de pessoas. Santiago tem 84,4 km de metrô com uma população de 5,5 milhões e a Cidade do México 202 km de metrô com uma população de 8,72 milhões no município e 19 milhões de habitantes quando incluída a região metropolitana. Se comparado com as principais metrópoles de todo o mundo, a rede do metrô paulista é ainda menor.

Está, hoje, na 44ª posição no ranking “World Metro Database”, elaborado por Jordi Serradell, John Kennes e Mike Rohde (http://mic-ro.com/metro/table.html) com os 176 metrôs do mundo.

Comparar o sistema de São Paulo com o de Moscou (em 5º com 298.8 km de extensão), de Pequim (em 8º com 227.6 km), de Paris, Londres ou Washingtoné uma vergonha. Mas a capital paulista está atrás de Singapura (em 19º com 118.9 km) e, vejam só, Kuala Lumpur (em 41º com 64.0 km).

Aliás, o metrô malásio assumiu a posição paulistana no ranking. Até setembro do ano passado, São Paulo estava em 41º lugar. Caiu, portanto três posições.

2070

“Entre as grandes capitais do mundo, a rede só é maior que a de Buenos Aires, mas transporta quatro vezes mais passageiros por quilômetro instalado”, ressalta o documento da Bancada do PT na Assembléia Legislativa que avalia a gestão tucana no Estado.

A conta é que, em 15 anos, “o metrô avançou apenas 18,9 quilômetros, o que dá uma média de crescimento de apenas 1,26 quilômetros ao ano. Quando forem inauguradas a Linha 4 –Amarela e o prolongamento da Linha 2 – Verde, a rede contará com 78 quilômetros, o que dará um crescimento médio de 2,3 quilômetros ao ano em 2010, a contar de 1995. Se mantida essa média, para o metrô paulista chegar aos 200 quilômetros levará mais 60 anos, ou seja, em 2070”.

LOTAÇÃO

Além de pagar mais caro pela passagem com uma quilometragem reduzida, a população de São Paulo enfrenta o metrô mais lotado do mundo, de acordo com a Comunidade de Metrôs (CoMET), a organização que reúne os 11 principais sistemas de transporte sobre trilho do mundo.

O sistema paulistano transporta 10 milhões de passageiros por quilômetro de linha. Nos horários de pico, os vagões recebem até 8,6 passageiros por metro quadrado. Segundo a norma internacional, o suportável é de 6 passageiros por metro quadrado.
Enquanto não investe o suficiente para ampliar a rede a ponto de oferecer um transporte de qualidade, como já foi o metrô de São Paulo, o governo do Estado toma medidas, como o que foi apelidado de “cercadinho”, para “organizar” a multidão.

“É assim”, explicou o jornalista Paulo Henrique Amorim, “o pobre chega à estação. Pensa que, por se tratar de uma estação do metrô, ele vai se aproximar da plataforma, esperar o trem chegar, pegar o trem e ir trabalhar. Não, com os tucanos, não é assim que funciona. O pobre chega de manhã e entra num ‘cercadinho’. E fica lá. No ‘cercadinho’. Em lugar de ficar um colado no outro, a se empurrar na beira da plataforma, agora fica todo mundo colado, a se empurrar, mas no ‘cercadinho’”.

Por MARIANA MOURA
LEIA MAIS NO LINK
http://ninhotucano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2012, o ano da CPI DA PRIVATARIA

RESPEITO AOS PROFESSORES COMEÇA COM SALÁRIO DIGNO . . .

http://2.bp.blogspot.com/-njZGpp6TdZ4/Tj83OsLCFpI/AAAAAAAAChw/07eZaVrwZ_8/s350/selo.jpg

Há 31 anos vestindo . . .

Arquivo do blog

VAMOS EM FRENTE . . .

Companheiras e companheiros, Aquele país triste, da estagnação e do desemprego, ficou pra trás. O povo brasileiro não quer esse passado de volta. Acabou o tempo dos exterminadores de emprego, dos exterminadores de futuro. O tempo agora é dos criadores de emprego, dos criadores de futuro. Porque, hoje, o Brasil é um país que sabe o quer, sabe aonde quer chegar e conhece o caminho. É o caminho que Lula nos mostrou e por ele vamos prosseguir. Avançando. Com a força do povo e a graça de Deus. Dilma Roussef BIBLIOGRAFIA DA PRESIDENTE DILMA

Policiais tem justos motivos para reclamar

Policiais tem justos motivos para reclamar
CRIMINALIDADE PODE AUMENTAR EM SÃO PAULO