Vereador Julio Mariano aguarda o início do funcionamento da
Hemodiálise e pede agora a implantação de UTI em São Roque
Em fase final de implantação a Unidade de Hemodiálise pode ser liberada
para funcionamento no segundo semestre deste ano
Tornou-se rotina deparamos com pessoas internadas na Santa Casa a espera de uma vaga em leito de uma Unidade de Tratamento Intensivo. De responsabilidade do SUS, a UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que, porventura, possuam ter chances de sobreviver. A necessidade por mais leitos de UTI tem crescido conforme aumenta a expectativa de vida da população expondo-a a maiores chances de complicações e traumas relacionadas a doenças degenerativas e acidentes, além do aumento de índices como a criminalidade.
São Roque não possui UTI e está subordinada a DRS – Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, que controla as vagas de leitos de UTI nos hospitais da região. A prioridade de atendimento aos mais diversos pacientes passa pela Central de Vagas, da DRS, e, além disso, ainda obedecem alguns critérios como idade, onde a pessoa mais jovem tem preferência de atendimento. “Porém a pior constatação que está ocorrendo em nossa região e, provavelmente em todo o país, é que muitos dos pacientes vêm a óbito enquanto aguardam na fila ou pela remoção aos mais distantes hospitais”, fala.
O Vereador Julio Mariano, que constantemente cobra a instalação de uma UTI em São Roque, procurou, nesta semana, se informar de como estão as negociações para que isso ocorra. Na ocasião soube que a Santa Casa já conta com o local apropriado para as instalações, e agora fez a solicitação e aguarda a liberação do Ministério da Saúde e envio de recursos para reformas e compra dos equipamentos. Após esta etapa será a vez da Prefeitura fazer a solicitação junto a DRS de Sorocaba para iniciar o funcionamento da UTI que, uma vez instalada terá no mínimo 60% dos seus leitos disponíveis para o sistema SUS e os outros ficam a critério do gestor local determinar sua finalidade. “Se tivermos leitos de UTI em nosso Município agregaremos vantagens para a Rede de Saúde, como, por exemplo, a instalação de equipamentos que agregaria demanda para a sua utilização, como o de Tomografia; a disponibilização de cirurgias de alta complexibílidade, que hoje não são realizadas aqui, além de acarretar mais recursos para o orçamento da Saúde”, complementa.
O Vereador Julio Mariano está se comprometendo a interferir junto ao Ministério da Saúde para apressar esta liberação. Em outra oportunidade ele foi, pessoalmente, a Brasília falar com o Ministro da Saúde para resolver as pendências da implantação da Hemodiálise em São Roque, fato que foi extremamente positivo e permitiu que hoje a Unidade já esteja em processo final de implantação. “No momento aguardo ansioso a liberação da ANVISA para início do funcionamento da Hemodiálise, e ao que tudo indica deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. Porém antes deste mandato chegar ao fim gostaria muito de ver também a UTI em funcionamento, realizando este sonho que não é só meu mas de todos os munícipes”, finalizou o Vereador do PT, Julio Mariano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário