segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Do Aposentado Invocado - Enquanto a educação de determinados municípios foi de mal a pior, muitos prefeitos cuidaram muito bem do próprio bolso. Isso o horário eleitoral não mostra. Só o jornal

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nas entrelinhas
 
Enquanto a educação de determinados municípios foi de mal a pior, muitos prefeitos cuidaram muito bem do próprio bolso. 
 
  
Isso o horário eleitoral não mostra. Só o jornal


Muito além da tevê
Duas reportagens publicadas pelo Correio, uma ontem e outra hoje, mostram aquilo que o eleitor dificilmente verá no horário eleitoral gratuito em temporadas de eleições de qualquer natureza. Tampouco será estampado em coberturas que se dedicarem exclusivamente ao acompanhamento do dia a dia dos candidatos. São dois trabalhos de deixar os eleitores pra lá de revoltados com o que acontece no Brasil.

Para você que não teve tempo de ler o jornal de ontem ou mal passou os olhos pelo de hoje, vai aqui um pequeno resumo: na edição de domingo, a repórter Adriana Caitano desvendou o subterrâneo da composição de programas de governo que chegam aos tribunais eleitorais. Candidatos a prefeito surgem tão desleixados como alunos que compram suas monografias. Na internet, há modelos vendidos a R$ 5 mil. Basta trocar o nome da cidade.

Hoje, o Correio expõe um veio que, se investigado a fundo, pode resultar em CPI. Refiro-me ao cruzamento dos piores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com o patrimônio declarado pelos prefeitos desses municípios reprovados no ranking do Ideb. O trabalho do repórter Leandro Kléber mostra que, em 14 dessas cidades, houve variações expressivas dos bens declarados pelos administradores, alguns casos em torno de 700% a 1.200%.

Não se pode afirmar que as piores avaliações do Ideb estejam diretamente relacionadas ao enriquecimento do prefeito. Mas é importante observar que, enquanto a educação de muitos municípios foi de mal a pior, prefeitos cuidaram muito bem do próprio bolso. Isso o horário eleitoral não mostra. Só o jornal. As duas histórias são exemplos do tipo de jornalismo que deve pautar a eleição, instigando discussões de vários temas e não ficando apenas no declaratório dos candidatos.

Por falar em declaratório...
Esta semana promete. O julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, pode ter seu primeiro veredicto. As greves do funcionalismo estarão em xeque, diante do envio do Orçamento de 2013 ao Congresso com reajustes salariais modestos e investimentos aquém das necessidades do país. De quebra, a CPI que investiga as relações do contraventor Carlos Cachoeira recebe o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes Luiz Antônio Pagot, disposto a abrir o verbo.

No caso do julgamento do mensalão, as paixões correm o risco de serem retomadas hoje nas réplicas e tréplicas do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowsky. Mas se isso não ocorrer, será sinal de que as paixões vão mesmo migrar para o leito próprio, o das campanhas políticas, em que o debate do mensalão ingressa devagar, marcando terrenos e incitando ataques de lado a lado. Especialmente, na campanha paulistana, na qual o ex-candidato a presidente da República José Serra representa os tucanos, tudo indica que vem por aí uma forte onda de exploração do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2012, o ano da CPI DA PRIVATARIA

RESPEITO AOS PROFESSORES COMEÇA COM SALÁRIO DIGNO . . .

http://2.bp.blogspot.com/-njZGpp6TdZ4/Tj83OsLCFpI/AAAAAAAAChw/07eZaVrwZ_8/s350/selo.jpg

Há 31 anos vestindo . . .

Arquivo do blog

VAMOS EM FRENTE . . .

Companheiras e companheiros, Aquele país triste, da estagnação e do desemprego, ficou pra trás. O povo brasileiro não quer esse passado de volta. Acabou o tempo dos exterminadores de emprego, dos exterminadores de futuro. O tempo agora é dos criadores de emprego, dos criadores de futuro. Porque, hoje, o Brasil é um país que sabe o quer, sabe aonde quer chegar e conhece o caminho. É o caminho que Lula nos mostrou e por ele vamos prosseguir. Avançando. Com a força do povo e a graça de Deus. Dilma Roussef BIBLIOGRAFIA DA PRESIDENTE DILMA

Policiais tem justos motivos para reclamar

Policiais tem justos motivos para reclamar
CRIMINALIDADE PODE AUMENTAR EM SÃO PAULO