terça-feira, 5 de outubro de 2010
AVIÕES PRESIDENCIAIS - VEJAM UM POUCO DA HISTÓRIA - QUANDO COMEÇOU ?
Os dois Boeings 707 - FAB 2401 e 2404 - foram fabricados em 1958 e adquiridos da VARIG em 1986, vindo a ser adaptados e utilizados para os vôos presidenciais desde 1987. Ambos serviram aos presidentes até 1999, quando foram aposentados pela 1ª vez pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que iniciou o processo de licitação envolvendo a Boeing e a Airbus.
O PROBLEMA DO SUCATÃO E DOS SUCATINHAS
A frota presidencial até 2004, formada pelos FAB 2401 e 2404 (reserva) - 2 KC-137 - os SUCATÕES (com 46 anos), e mais 2 VC-96 - os SUCATINHAS (com mais de 30 anos), não era mais adequada nem oferecia a segurança necessária para as viagens de um chefe de estado. Toda a frota deveria ter sido substituída ainda em 2005, mas esse processo se arrastou até dezembro de 2009.
VC-96
Um VC-96 (737-2N3) sobrevoando Brasília.
Todos apresentavam alto consumo de combustível e, por serem aeronaves antigas, de tecnologia bastante ultrapassada, requeriam manutenção muito cara.
Segundo a FAB, o gasto com uma viagem no Airbus chega a ser 71 % menor, o que significaria uma economia de mais de US$ 5 mil por hora de vôo. O valor equivale a uma economia de US$ 5,2 milhões por ano. A hora de vôo do Santos Dumont custa US$ 2.100, enquanto o Sucatão custava até US$ 7.300. Assim, a estimativa do governo é que em 11 anos se tenha o retorno do valor gasto com a compra da aeronave.
O Sucatão tinha ainda o sério inconveniente de sofrer restrição de pouso em muitos aeroportos internacionais, por não mais enquadrar-se na legislação internacional (elevado ruído e poluição dos gases), o que constrangia a Presidência.
Seus sistemas de navegação e de comunicação também eram bastante limitados se comparados às aeronaves modernas, como um ACJ, BBJ ou EMB-190.
Em resumo, o quesito de segurança de um governante em seus deslocamentos é uma exigência cada vez mais presente e profissional no mundo moderno. Este fato tornou tal troca inadiável.
O atual avião tem excelente autonomia de vôo, eliminando o desconforto do presidente nas viagens de longa distância, ao ser obrigado a fazer muitas escalas técnicas para abastecimento.
Nos vôos para a Índia e para a China, o Sucatão 2401 teve que fazer duas escalas antes de chegar aos destinos. Para tal, demandou da FAB custos de apoio logístico altíssimos e com muitas dificuldades de atendimento.
Os dois Boeings 707 - FAB 2401 e 2404 - foram fabricados em 1958 e adquiridos da VARIG em 1986, vindo a ser adaptados e utilizados para os vôos presidenciais desde 1987. Ambos serviram aos presidentes até 1999, quando foram aposentados pela 1ª vez pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que iniciou o processo de licitação envolvendo a Boeing e a Airbus.
Sucatão
O Sucatão decolando.
A razão da aposentadoria foi bastante grave e quase trágica. No final daquele ano, o então vice-presidente Marco Maciel viajava para a China no FAB 2401, com escala em Amsterdã (Holanda), onde fez um pouso forçado devido à explosão de uma das 4 turbinas.
Lula viajou nos 2 concorrentes pelo processo de avaliação. Em maio de 2003, utilizou o BBJ - Boeing Business Jet, no deslocamento para Evian (G-8). Em julho do mesmo ano, voou com um A319CJ da Airbus para Lisboa. Na Europa, utilizou um Sucatinha para as viagens locais.
O Boeing 707 foi reativado no início de 2003 pelo presidente Lula, devido ao alto custo de leasing de um A319 comercial da TAM para suas longas e extensas viagens. Desde então, Lula fez muitas viagens no FAB 2401, inclusive para a China em 2004.
MARATONA NA ÁFRICA - 2004
Em 29 de julho de 2004, em uma missão de 4 dias à África, um vazamento hidráulico no Sucatão 2401 fez com que o presidente Lula tivesse que utilizar um avião reserva Sucatinha para poder retornar ao Brasil. Por sorte, o roteiro se deu de Cabo Verde a Fortaleza, viagem de pouco mais de 3 horas de duração.
No momento do defeito, o presidente estava a bordo de outra aeronave da FAB, um Hércules C-130, voando da capital do Cabo Verde, Praia, para a Ilha do Sal, onde embarcaria no avião que apresentou a falha.
Desde o início o roteiro parecia uma verdadeira MARATONA. Para realizar tal viagem com segurança, o presidente Lula foi obrigado a usar três tipos de aviões. Ele saiu de Brasília a bordo do Sucatinha (Boeing 737-2N3) e pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio, para mudar-se para o Sucatão.
Nele atravessou o Atlântico e pousou em São Tomé, primeira etapa da viagem. De lá foi para o Gabão a bordo novamente do Sucatinha. Da capital gabonesa, Libreville, para a terceira etapa da viagem, a Ilha do Sal, em Cabo Verde, Lula usou um Hércules C-130, pois a pista da capital caboverdeana tem apenas 1.300 metros e somente um avião militar, como aquele, altamente capacitado para operações delicadas, poderia pousar ali.
Para a volta ao Brasil, Lula faria uso novamente do Sucatão. Mas ocorreu uma pane hidráulica no Sucatão - um vazamento na mangueira de uma turbina, e a travessia do Atlântico foi feita no Sucatinha. A distância só pôde ser vencida porque este Sucatinha VC-93 era equipado com um tanque de combustível extra.
Resumo da maratona: se já estivesse em operação o novo FAB 2101 ACJ, Lula teria usado um só avião. E os cofres da República teriam feito uma economia de US$ 5.500 dólares, a cada hora de vôo.
MISSÃO FINAL
Desde janeiro de 2005, os 2 Boeings 707 da FAB passaram a ser usados para transporte de carga, como já faziam outras 4 aeronaves similares KC-137.
KC-137 realizando REVO com 11 caças da FAB
Magnífica visão de operação de REVO realizada por um KC-137 da FAB.
(Foto da FAB)
Os dois Boeing 737, os SUCATINHAS, serão empregados a partir de 2010 pelo GTE como reservas e em missões complementares exclusivamente em solo brasileiro.
OS HS 125
A FAB possui hoje 13 aeronaves VU-93 - BAe HS 125 - em sua frota, os quais estão em operação há mais de 40 anos fazendo o transporte VIP de autoridades do governo federal, como ministros e funcionários do alto escalão. Também transportam autoridades estrangeiras, fazem transporte tático e até calibragem eletrônica de instrumentos de aeroportos.
A sua substituição tornou-se necessária diante do elevado custo de operação, da manutenção e da dificuldade de encontrar-se peças de reposição, não mais fabricadas.
Semelhante ao caso do Sucatão, nos últimos anos, essas aeronaves têm apresentado sucessivas panes, que comprometem em muito a segurança de vôo. Um dos episódios mais conhecidos e recentes de pane do HS envolveu o presidente do FMI em 2004, que precisou retornar à Brasília, minutos depois da decolagem, devido a uma falha técnica do avião.
O FAB 001 VC-1A
Certamente, a designação presidencial de FAB 001 para o VC-1A e muitas das características da futura aeronave baseiam-se no modelo e na enorme tradição do Avião Presidencial dos EUA - o AIR FORCE ONE - AFO.
Cauda do VC-1A
Detalhe da Cauda do VC-1A, com destaque para o
prefixo de cauda nº 2101 e um enorme Emblema da República.
(Detalhe / Foto Marcello Casal Jr. - ABr 80.588)
O atual Avião Presidencial do Brasil, para viagens transcontinentais, é o AIRBUS A319 Corporate Jetliner - A319CJ - ou simplesmente ACJ. Foi entregue em Brasília em 15 de janeiro de 2005, após assinatura do Termo de Recebimento, Transferência de Propriedade e Riscos da Aeronave.
LEIA MUITO MAIS NO LINK
http://www.defesabr.com.br/Fab/Presid/fab_presidente.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2012, o ano da CPI DA PRIVATARIA
RESPEITO AOS PROFESSORES COMEÇA COM SALÁRIO DIGNO . . .
Há 31 anos vestindo . . .
Arquivo do blog
-
▼
2010
(550)
-
▼
outubro
(99)
- ELEIÇÕES 2010 - BLOGS SUJOS COMEMORAM VITÓRIA DE L...
- INFORMATIVONOSSONEWS PARABENIZA A PRIMEIRA PRESIDE...
- ELEIÇÕES 2010-30/10 Últimos Números IBOPE e DATAFOLHA
- Blog do Celso Jardim: A ironia do Clarin à mais no...
- DEBATE DA GLOBO - Dilma deixou clara sua proposta...
- ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE - DATAFOLHA 29/10 ...
- NaMaria News: História de um leitor tucano cidadão
- MARINA PAGA PREÇO ALTO POR FICAR EM CIMA DO MURO F...
- APOSENTADO INVOCADO: A INVEJA CORRÓI O CARÁTER DE ...
- Com Texto Livre: Genéricos e outros mistérios
- O golpismo valerá a pena? | OLHOS DO SERTÃO
- Voto Dilma no Exterior: BRASILEIRAS NA EUROPA MAND...
- ELEIÇÕES 2010 ÚLTIMOS NÚMEROS CNT/SENSUS - Dilma t...
- Tucanos paulistas deram sumiço em verba do SUS
- ELEIÇÕES 2010 = PESQUISA PRESIDENTE : DATAFOLHA 26...
- DESABAFO BRASIL: A RAPOSA A CUIDAR DO GALINHEIRO!
- ELEIÇÕES 2010 25/10 - NOVOS NÚMEROS VOX POPULI: DI...
- Jornalisticamente Falando...: Serra mente ao afirm...
- Guerrilheiro do Entardecer: Bolinha provoca quatro...
- ELEIÇÕES 2010 - PORQUE SERRA SÓ FAZ SERREATA COM S...
- Blog do Roberval: Denúncia: carros de som em SP di...
- Blogg do Amoral Nato: O dia em que até a Globo vai...
- Detalhes sobre o telemarketing do mal
- Oni Presente: CAOS NA SAÚDE PÚBLICA
- PESQUISA PARA PRESIDENTE - ÚLTIMOS NÚMEROS 22/10 -...
- BLOG DO SARAIVA: “Posso falar com o Serra?”
- ¹³ O ESQUERDOPATA ¹³: Bob Chirico Roberts
- 13: Hoje tem dramalhão no JN 45
- ELEIÇÕES 2010 - IBOPE 20/10 Dilma tem 56% dos voto...
- APOSENTADO INVOCADO: A IMPRENSA CORRUPTA BRASILEIR...
- PRESTE ATENÇÃO : BLOG ANONIMO FAZ ATAQUES A IGREJA...
- Blog Limpinho e Cheiroso – um blog higiênico: Acab...
- APOSENTADO INVOCADO: DO BLOG REDECASTORPHOTO , LAE...
- SERRA TRANSFERE PROPRIEDADE DA FAMILIA POR R$ 1,00...
- ELEIÇÕES 2010 - SEGUNDO TURNO -NOVOS NÚMEROS 19/10...
- Oni Presente: Sensacional: O DIA EM QUE O PADRE EX...
- ContrapontoPIG: Contraponto 3633 - "Cuidado, ele M...
- Chega de esperar pela bala de prata alheia! Agora ...
- SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO COMEÇA EM JANEIRO DE 2011
- redecastorphoto: FHC ESTÁ ACERTANDO A VENDA DO BRA...
- BLOG DO SARAIVA: “Meu compromisso é livrar São Pau...
- ContrapontoPIG: Contraponto 3622 - O Analfabeto Po...
- NaMaria News: Os panfletos mentirosos da CNBB e su...
- ContrapontoPIG: Contraponto 3609 - Veja na Carta C...
- O toma-lá-dá-cá da Educação de SP, a imprensa e as...
- SERRA, E AGORA? CONTRATEI A FILHA DO CARA QUE NÃO ...
- Blog do Celso Jardim: O santinho do Santo, apelaçã...
- Blog do Celso Jardim: Dilma mantém a vantagem de 1...
- ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS URGENTE - MARINA DECLARA VO...
- BRASIL - LULA É O CARA . . .
- ELEIÇÕES 2010 - SE OS TUCANÓIDES VOLTAREM, VEJAM Q...
- AMIGO DE ALOYSIO NUNES MORA MUITO BEM - Onde mora ...
- BLOG DO SARAIVA: Ficha imunda de Serra: ele tem 17...
- Voto Dilma no Exterior: Será que Serra gosta de ba...
- Ciro Gomes: “Vocês não tem idéia do que é enfrenta...
- Jornalisticamente Falando...: Mais provas de que S...
- SE O PREJUÍZO É 184 MI, P.P. LEVOU 4MI, QUE FIM LE...
- ELEIÇÕES 2010 - PRESIDENTE - NOVOS NÚMEROS - (VAZO...
- ¹³ O ESQUERDOPATA ¹³: Serra é ladrão?
- Guerrilheiro do Entardecer: Dilma, desmascare o Se...
- Voto Dilma no Exterior: Para discontrair um pouco…...
- PARA DATAFOLHA LULA TEM 80 % DE APROVAÇÃO, MAS PAR...
- PESQUISA PRESIDENCIAL 09.10.2010 SEGUNDO TURNO -
- BLOG DO SARAIVA: Escândalo premeditado: Furando o ...
- COMPARE : DEMOTUCANOS - o obscuro processo de vend...
- SERRA COMEÇA CAMPANHA DO SEGUNDO TURNO MENTINDO . . .
- COM ESSE OLHAR CARINHOSO, DO BEM. . .ESSE É SERRA ...
- ContrapontoPIG: Contraponto 3505 - "Nova baixaria:...
- Para Eurasia, chance de Dilma ganhar no segundo tu...
- SERRA - SE EU NÃO CUMPRIR NÃO VOTEM MAIS EM MIM - ...
- ELEIÇÕES 2010 - DOCUMENTO DA CNBB DE AGOSTO DE 200...
- NOTA da CNBB - Daniel Veitel, Dilma foi a única ca...
- OPOSIÇÃO MANIPULA DOCUMENTO DA IGREJA CATÓLICA PAR...
- VEJAM O QUE ESSE IDIOTA FALA DO PRESIDENTE LULA, D...
- ENTREGUEI OS PONTOS. CEDI AOS APELOS DA MIDIA.
- IMPERDÍVEL NOVO BLOG NA REDE!
- ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS - FOLHA "DESCARADA-MENTE", ...
- NÃO É NOTICIA EQUIVOCADA, É MAIS UMA MENTIRA DO PI...
- ABORTO - PADRE LÉO ACUSA SERRA
- LENDAS CRIADAS PELOS DEMOTUCANÓIDES, MERECEM RESPO...
- O passado guerrilheiro de Serra
- AVIÕES PRESIDENCIAIS - VEJAM UM POUCO DA HISTÓRIA ...
- Guerrilheiro do Entardecer: A turma que ia dar sur...
- O PIG e o INSTIG - Instituto da Imprensa Golpista
- Arthur Virgílio, nunca mais diga que vai dar uma s...
- ELEIÇÕES 2010 - SÃO PAULO JÁ TEM "VELHO" GOVERNADO...
- Senado ficará mais limpo: quem vai para o lixo da ...
- QUE VENHA O SEGUNDO TURNO . . . VAMOS DEPENAR UM T...
- Serra foi para o Segundo turno por méritos da Mari...
- ELEIÇÕES SÃO PAULO - IBOPE 02/10 - CHUCHÚ CAI PARA...
- ELEIÇÕES 2010 - NOVOS NÚMEROS - NOVOS NÚMEROS - ÚL...
- FOLHA CENSURA BLOG DE HUMOR, ATÉ QUANDO ?
- Dilma diz que pior parte da campanha foram as ‘men...
- ELEIÇÕES 2010 NÃO ESPERE A JUSTIÇA . . .
- ELEIÇÕES SÃO PAULO - VAI HAVER SEGUNDO TURNO - CON...
- Justiça arquiva mais três representações contra Ti...
- PESQUISA PARA PRESIDENTE - 01/10 - Tracking Vox Po...
- Intenção de voto permanece estável: Dilma vence no...
- sexta-feira, 1 de outubro de 2010 “Eu vou morrer s...
-
▼
outubro
(99)
VAMOS EM FRENTE . . .
Companheiras e companheiros,
Aquele país triste, da estagnação e do desemprego, ficou pra trás. O povo brasileiro não quer esse passado de volta.
Acabou o tempo dos exterminadores de emprego, dos exterminadores de futuro. O tempo agora é dos criadores de emprego, dos criadores de futuro.
Porque, hoje, o Brasil é um país que sabe o quer, sabe aonde quer chegar e conhece o caminho. É o caminho que Lula nos mostrou e por ele vamos prosseguir. Avançando. Com a força do povo e a graça de Deus.
Dilma Roussef
BIBLIOGRAFIA DA PRESIDENTE DILMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário