domingo, 24 de abril de 2011

IMPERDÍVEL LEITURA PARA OS 3;04% - Lula e FHC

Érico Firmo – ericofirmo@opovo.com.br – O Povo

Os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em suas convergências e contradições, explicam o que é hoje o Brasil. Suas escolhas políticas construíram o País atual.

Do ponto de vista administrativo, representam escolas antagônicas. FHC, o saber autorizado, a excelência gerencial. Lula é a intuição, a experiência prática. E a crença de que a política é feita por escolhas, que não são apontadas por um conhecimento técnico distanciado, mas pelo calor do contato com o cotidiano da vida brasileira. Ambos narcisistas, como regra em políticos de tal expressão, assim, têm suas ações pautadas tanto pela vaidade quanto pelas perspectivas que têm sobre governar.

Lula jogou, manobrou e, em parte, conseguiu transformar a eleição do ano passado no que se denominou de campanha “plebiscitária”. Ou seja, uma disputa pautada no debate sobre o governo que se encerrava. A estratégia foi bem-sucedida apenas em parte porque, no meio do caminho, entrou Marina Silva (PV).

Seja como for, a tese fazia todo sentido. Em praticamente qualquer indicador, Lula leva vantagem sobre FHC. Na comparação direta, o governo petista se mostra muito melhor que o tucano. Eleitoralmente, portanto, tal caminho estava corretíssimo. Do ponto de vista do julgamento histórico, tal método de análise, todavia, é injusto.

É natural e deveria ser o mínimo a se esperar que cada governo fizesse mais que o do antecessor. Claro que a realidade não é tão simples. A história está cheia de retrocessos. No entanto, para ser justo na avaliação de um governante, é necessário avaliar o que existia antes e o que foi feito a partir da base que foi deixada. Para além da mera comparação entre quem fez mais, simplesmente, o ideal é que se analise quem avançou mais em relação ao que havia antes. Sob esse ponto de vista, a comparação entre Lula e FHC torna-se mais complexa.

FHC, ao chegar ao poder, encontrou a institucionalidade do País em frangalhos. Após os atribulados anos de José Sarney, Collor de Mello e do mandato tampão de Itamar Franco, a democracia brasileira não conseguira, até então, reorganizar sua vida política ou consolidar instituições. Bem ou mal, correto politicamente ou não, foi FHC quem reorganizou essa infraestrutura – quem criou a base sobre a qual Lula governou.


O maior símbolo disso – mas não o único – talvez seja a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, há outros grandes legados, alguns dos quais – longe de apagar os diversos equívocos – não encontram realizações à altura no governo de Lula.

Ou algum feito do último governo teve a dimensão do alcance social da drástica redução da mortalidade infantil? Ou da universalização do ensino fundamental? É fato que essa expansão ocorreu comprometendo a qualidade da educação. Mas essa qualificação está longe de ser simples – tanto que, oito anos depois, tampouco Lula conseguiu avançar significativamente. Outra inegável contribuição da administração tucana foi a criação do Fundef – aperfeiçoado pelo governo petista, que criou o Fundeb.

Pouco para oito anos? Sem dúvida. Aquém do conjunto do que Lula realizou? Fato. Mas são contribuições sem as quais muito do que o governo passado deixou para a história não poderia ter sido feito.

Share

sábado, 23 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

TUCANOS DESTILAM OTIMISMO PELA PENAS . . .DURAS PENAS

QUANTO TEMPO DURA ESSE OTIMISMO DELES ?

O meme do memento: O Tucano do Otimismo

Por quantotempodura

Ah tucanos! Um otimismo que encanta!

O apaixonante no PSDB é a fé que eles tem no Brasil


Muita fé no futuro e em projetos de desenvolvimento

Share on Facebook


Tags: , , , ,

NÃO DÁ MAIS PRÁ LER ! . . .CANCELE SUA ASSINATURA . . .

MODUS OPERANDI DO PIG - Folha de S. Paulo tropeça na incoerência e cai no ridículo
Para quem tem memória fraca, a expressão "nova classe média" refere-se aos muitos milhões de pessoas que saíram da pobreza no governo Lula e hoje compram carro zero e viajam de avião. 
 
É aquele grupo que até o mês passado a Folha e toda a direita negavam a existência. 
 
Afirmavam que isso, assim como o PAC, era propaganda falsa, existente somente num tal de "discurso petista". 
 
Alguma coisa mudou e agora eles não só admitem a existência de duas dezenas de milhões de pessoas nessas condições, como até acham que Lula precisa fazer alguma para "disputar" o voto deles com éFeagacê (quem?).



Interessante que entre a negação do fato e a discussão de suas consequências a direita não fez nenhuma autocrítica nem apresentou novos números, mais confiáveis que o "discurso petista", simplesmente esqueceu o que escrevia e fez de idiotas, com toda razão, seus leitores.







http://wwwcutucandodeleve.blogspot.com/

O Curinga de Búzios: Entrevista ao Curinga de Sr. Hélio o Aposentado In...

O Curinga de Búzios: Entrevista ao Curinga de Sr. Hélio o Aposentado In...: "Nos do Curinga de Búzios temos o prazer de entrevistar nesta semana o senhor Hélio o aposentado invocado, nesta entrevista Sr Hélio trat..."

Dilma louva legado de Lula na política externa

Dilma louva legado de Lula na política externa

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lula critica FHC e diz que “povão é a razão de ser do Brasil”

Lula critica FHC e diz que “povão é a razão de ser do Brasil”

Ajude a batizar o site de FHC

Ajude a batizar o site de FHC

FHC REX LANÇA SITE 80 SOMOS ou 80 SÃO . . .

FHC acorda oposição com velhas novas receitas



 

Despertada do sono profundo em que se encontrava, a oposição reagiu de forma confusa às palavras de ordem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que acha melhor esquecer o “povão” para investir na classe média, como se isso fosse uma grande novidade para os seus aliados.

Desde que nasceu de uma costela do antigo MDB dominado por Orestes Quércia, o PSDB sempre foi um partido das classes médias, distanciado do movimento social, dos sindicatos e dos setores mais populares. A única diferença é que agora FHC propõe o uso da internet e de uma seleta equipe de blogueiros para conquistar o eleitorado.

No manifesto “O papel da oposição”, que escreveu para a revista “”Interesse Nacional”, a ser publicada esta semana, FHC incomodou alguns líderes oposicionistas ao constatar que “enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os movimentos sociais ou o povão, isto é, sobre as massas carentes, e pouco informadas, falarão sozinhos”.



Os tucanos, pelo jeito, continuam achando que Lula e Dilma só se elegeram graças aos pobres ignaros que não lêem jornal e recebem alguma ajuda do governo. Esquecem-se que FHC ganhou duas eleições presidenciais graças ao Plano Real, que beneficiou a maioria da população, brasileiros de todas as classes sociais.

Por mais que o sociólogo FHC possa ter razão na sua análise, esta afirmação incomodou até os seus mais fiéis seguidores na elite paulistana. “Ele pode até pensar isso, mas jamais escrever”, comentou comigo um grande empresário, antigo eleitor tucano, que não se conformava com o que chamou de “tremenda bola fora”.

Com todo cuidado, líderes tucanos procuraram explicar o que FHC quis dizer, como o ex-governador de São Paulo José Serra. “O problema do PSDB e da oposição é de rumo, de clareza, de coerência. Como um todo, não se sabe o que o partido defende, nem de que lado está”.


Pelo jeito, está surgindo a oposição da oposição. O sempre bem humorado jornalista Carlos Brickmann comentou logo que o problema da oposição não é encontrar um rumo. “Primeiro, é preciso encontrar a oposição”, sugeriu ele.

O deputado Roberto Freire(PPS-SP), até outro dia abrigado numa boquinha em conselhos municipais paulistanos, antes de o prefeito Gilberto Kassab resolver criar um novo partido, sentiu-se à vontade para corrigir o ex-presidente: “Não vejo na política quem abanone qualquer segmento da sociedade. Há 17 anos, ele foi o candidato que recebeu os votos dos setores pobres”.

O eterno presidente do PPS só não se deu conta que os pobres de 17 anos atrás talvez possam agora ser encontrados justamente na nova classe média que FHC quer cortejar. Do ponto de vista numérico, o ex-presidente não deixa de ter sua razão: no governo Lula, afinal, a classe C passou as classes D e E, tornando o Brasil, pela primeira vez, um país predominantemente de classe média.

Para o presidente do PSDB e grande estrategista político Sergio Guerra, o ex-presidente foi mal interpretado, pois apenas “constatou que é mais fácil para a oposição se comunicar com a classe média do que com os beneficiários do Bolsa Família”.

h, bom. Agora está tudo esclarecido. O problema, mais uma vez, seria só de comunicação. Basta, portanto, encontrar um novo marqueteiro, ou melhor um mágico.

A tarefa do mágico não será simples: tanto os aliados DEM e PPS, como a dissidência kassabista do novo PSD, também se proclamam partidos de classe média.

Deixar o “povão”, como diz FHC, todinho para o PT e seus aliados não parece ser muito recomendável para quem sonha em reconquistar o poder. “Isso é algo terrível, é uma espécie de renúncia à chegada à Presidência”, resmungou o senador Demóstenes Torres, do DEM.

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/


Share

terça-feira, 12 de abril de 2011

Lula viaja à Inglaterra para palestra paga pela Telefónica

Lula viaja à Inglaterra para palestra paga pela Telefónica

ITAPETININGA - VEREADOR e PRESIDENTE DA CÂMARA FUAD ISAAC



Câmara aprova projeto que proíbe distribuição de sacolas plásticas

O projeto proposto pelo vereador Fuad Isaac (PT) e assinado por todos os vereadores, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas nos comércios do município foi aprovado pela Câmara Municipal.
A nova regulamentação entrará em vigor a partir do dia 21 de Setembro de 2011. O prazo de seis meses foi negociado com o comércio local para possibilitar a adaptação das novas regras.


Vereadores pedem ao MP que suspenda o pagamento
de pedágio na Raposo Tavares
Na Sessão da Câmara do dia 28/03, os vereadores voltaram a cobrar providencias do Ministério Público (MP) e do Governo do Estado de São Paulo sobre o início das obras da duplicação do trecho da SP 270 - Rodovia Raposo Tavares, entre Araçoiaba da Serra e Itapetininga e a questionar a legalidade da cobrança do pedágio.



Presidente da Câmara Municipal, Fuad Isaac e prefeito Roberto Ramalho estiveram em Brasília nesta semana

O presidente da Câmara Municipal, Fuad Isaac (PT) e o prefeito Roberto Ramalho (PMDB) estiveram em Brasília para participar de reuniões com ministros para reivindicar maior apoio financeiro do Governo Federal em projetos que beneficiarão Itapetininga. Leia Mais




Professores e alunos do Elisiário querem mais apoio do executivo

Através de pedido de professores e alunos da EE Professor Elisário Martins de Mello, o presidente Câmara Fuad Isaac (PT), apresentou um requerimento no qual. cogita a possibilidade de limpeza de um terreno que fica ao lado da escola para criação de uma horta pedagógica e o auxílio de um ônibus para que os estudantes possam visitar os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo de Itapetininga. Leia Mais



Visite nosso Site

www.fuadpt.com.br

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dilma vai acompanhar velório de alunos assassinados no Rio

Dilma vai acompanhar velório de alunos assassinados no Rio

Dilma vai acompanhar velório de alunos assassinados no Rio

Dilma vai acompanhar velório de alunos assassinados no Rio

URGENTE : O PT precisa debater e mobilizar o Brasil pela reforma política

O PT precisa debater e mobilizar o Brasil pela reforma política

NB INFORMATIVONOSSONEWS: O PT precisa também fazer uma faxina e olhar com mais carinho sua militancia histórica, hoje o oportunismo político tomou conta de muitos diretórios.

A nova carreira de Lula é orgulho para os brasileiros

A nova carreira de Lula é orgulho para os brasileiros

O CARA : MAIS UM PRÊMIO: Lula ganha prêmio espanhol por luta contra pobreza e exclusão social

MAIS UM PRÊMIO: Lula ganha prêmio espanhol por luta contra pobreza e exclusão social

quarta-feira, 6 de abril de 2011

‘Prêmio FHC" Depois de esconder o Farol de Alexandria, criador do Candidato do Curriculum Perfeito

Apresentador Oficial do Prêmio, vai esbanjar toda sua simpatia !

, tucanos resolvem criar ‘Prêmio FHC
abril 6th, 2011 | Autor: Jussara Seixas

Julia Duailibi

O PSDB resolveu agora criar o “Prêmio FHC”, em mais uma ação para “resgatar” o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ideia é premiar gestores públicos e organizações não-governamentais que se destacarem em iniciativas consideradas inovadoras na área de gestão e políticas públicas. A primeira premiação ocorrerá durante as comemorações do aniversário de 80 anos do ex-presidente, que será em junho. Haverá outras iniciativas, como um evento internacional organizado pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso. Os detalhes do prêmio foram discutidos nesta semana em São Paulo. O tipo de premiação ainda não foi definido. O partido analisa o que pode ser financiado com recursos do Fundo Partidário. Uma das alternativas é promover para os vencedores um intercâmbio em outros países para discutir experiências internacionais. Por enquanto, é certo que haverá um troféu para os agraciados com o prêmio. A legislação que trata do Fundo Partidário não menciona premiações. Diz apenas que os recursos podem ser usados para propaganda doutrinária e política, alistamento, campanhas eleitorais e na criação e manutenção de instituto ou fundação de pesquisa e educação política. O partido analisa fazer uma parceria com o Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, para dar a premiação. Depois de esconder o legado FHC durante a campanha eleitoral de 2010, o PSDB tenta agora, com as urnas fechadas, enaltecer a gestão do ex-presidente

Radar

Político Estadão

ATENÇÃO PARA AS CATEGORIAS DESSA IMPORTANTE PREMIAÇÃO,
NÃO SE ESCONDAM, ACEITEM COM GALHARDIA A OPÇÃO QUE FIZERAM.

Deverá ser agraciado com o” Prêmio FHC”, o tucano que com muita ênfase se dedique a bater e bater no governo Dilma. Também serão agraciados os governadores tucanos que conseguirem privatizar mais em seu estado.Os que conseguirem aumentar mais o ICMS, gerar maior número de desemprego, aumentar o número de pedágios, maior tarifa dos pedágios, maior aumento das tarifas nos transporte público, promover o aumento da inflação. Haverá prêmio para o governante tucano que proporcionar o maior caos das enchentes, a pior nota na educação, os mais baixos salários para o funcionalismo público, principalmente os dos professores e policiais. Receberá o prêmio o governante que mais demitir funcionários públicos e terceirizar os serviços públicos. O prêmio será dado também para o governador que tiver o pior desempenho na Saúde, com deficiências de vagas em hospitais, falta de médicos, falta de equipamentos, falta de pessoal paramédico, falta de medicação. Não vai faltar prêmio para o PIG, e jornalistas abestalhados. Seria cômico se se não fosse trágico.

São Paulo Desgovernado”: Kassab não cumpre 199 das 223 metas previstas em 2 anos

São Paulo Desgovernado”: Kassab não cumpre 199 das 223 metas previstas em 2 anos

Dilma recebe honraria e dá “aula” de democracia para generais

Dilma recebe honraria e dá “aula” de democracia para generais

sábado, 2 de abril de 2011

O TERROR DO NORDESTE: Mensalão requentado

O TERROR DO NORDESTE: Mensalão requentado: "(Angústia, por Claudio GoldiniAcrylic on canvas, 1997) A revista Época se esforçou. A capa desta semana, assinada pelo ex-garoto prodíg..."

2012, o ano da CPI DA PRIVATARIA

RESPEITO AOS PROFESSORES COMEÇA COM SALÁRIO DIGNO . . .

http://2.bp.blogspot.com/-njZGpp6TdZ4/Tj83OsLCFpI/AAAAAAAAChw/07eZaVrwZ_8/s350/selo.jpg

Há 31 anos vestindo . . .

Arquivo do blog

VAMOS EM FRENTE . . .

Companheiras e companheiros, Aquele país triste, da estagnação e do desemprego, ficou pra trás. O povo brasileiro não quer esse passado de volta. Acabou o tempo dos exterminadores de emprego, dos exterminadores de futuro. O tempo agora é dos criadores de emprego, dos criadores de futuro. Porque, hoje, o Brasil é um país que sabe o quer, sabe aonde quer chegar e conhece o caminho. É o caminho que Lula nos mostrou e por ele vamos prosseguir. Avançando. Com a força do povo e a graça de Deus. Dilma Roussef BIBLIOGRAFIA DA PRESIDENTE DILMA

Policiais tem justos motivos para reclamar

Policiais tem justos motivos para reclamar
CRIMINALIDADE PODE AUMENTAR EM SÃO PAULO